segunda-feira, 23 de novembro de 2009

CANDIDÍASE

A candidíase é uma doença infecciosa, causada por fungos leveduriformes do gênero Candida. Todas as espécies de Candida são leveduras e se reproduzem por brotamento; podem formar pseudohifas (brotos alongados que se mantém ligados às células-mãe) ou hifas ou tecidos.

São leveduras diformicas, pertencem ao Reino Fungi, grupo Eumycota, filo Deuteromycota, classe Blastomycetes e faz parte da família Criptococcacea.


Fazem parte da microbiota normal do organismo humano, permanecem como colonizantes e quando encontram condições apropriadas se multiplicam, expõem seus fatores de virulência e invadem a mucosa causando a infecção.


As principais espécies de interesse clínico neste gênero são: Candida albicans, Candida glabrata, Candida krusei, Candida parapsilosis e Candida tropicalis.

A proliferação deste fungo pode aparecer em pacientes em estados imunossuprimidos, com AIDS, câncer, pacientes tratados com corticóides, com o uso prolongado de antibióticos, com quadro clínico de stress e também pacientes em condições especiais que ficam com resistência à infecções diminuída.

Um comentário:

  1. Gostaria de parabenizar a equipe pelo excelente trabalho. O estudo está muito bem esclarecido.Parabéns!

    ResponderExcluir