segunda-feira, 2 de novembro de 2009

FATORES DE RISCO

As leveduras do gênero Candida têm grande importância pela alta freqüência com que colonizam e infectam o hospedeiro humano. Estes microorganismos tornam-se patogênicos caso ocorram alterações nos mecanismos de defesa do hospedeiro, são considerados também oportunistas porque em condições propícias, da qual depende de fatores de virulência e fatores pré-disponentes locais ou sistêmicos, podem proliferar desencadeando processos infecciosos.

As Alterações dos mecanismos de defesa do hospedeiro podem ser decorrentes de mudanças fisiológicas características da infância (prematuridade) e envelhecimento, ou mais freqüente associadas às doenças degenerativas, neoplásicas, imunodeficiências congênitas ou adquiridas e imunodepressão induzida por atos médicos.

Acredita-se que a maioria dos casos de candidemia seja adquirida por via endógena, pela translocação do patógeno através do trato gastrointestinal, também por via exógena através do contato das mãos de profissionais de saúde, com pacientes portadores de cateteres vasculares, implante de próteses contaminadas, bem como pela administração parenteral de soluções contaminantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário