domingo, 15 de novembro de 2009

MECANISMOS DE DEFESA

A aderência á mucosa, fase essencial para a levedura progredir no processo de colonização e infecção, pode ser impedida ou diminuída pelas defesas do organismo na mucosa.
Para impedir a proliferação e progressão de candidíases localizadas e disseminadas, foram desenvolvidas defesas imunológicas humoral e celular contra Candida, o organismo humano se defende contra as infecções por esta levedura com diferentes mecanismos, incluindo fatores locais, como pH e umidade, e também com linfócitos T e os fagócitos, indivíduos com o comprometimento na imunidade mediada por este tipo de linfócitos são mais susceptíveis a infecção.

Dentre os mecanismos de defesa, as imunoglobulinas da classe IgA presentes nas secreções e saliva desempenham papel fundamental, promovendo a neutralização do fungo pela ligação em suas adesinas, bloqueando sua ligação em receptores celulares, podendo inibir sua aderência às células epiteliais da mucosa, o que conseqüentemente, impede a proliferação do fungo.

A IgA também protege a mucosa do contato com o microorganismo antes de sua penetração, formando complexo Ag – AG; que é removido pela secreção de mucina proveniente de tecidos glandulares localizados em vários sítios da mucosa. Uma maior quantidade deste tipo de anticorpos associado à mucosa, demonstra que existe proliferação de leveduras do gênero Candida apresentando uma infecção ativa, existindo assim uma resposta local com a produção de IgA anti-candida para combater a infecção.

A IgA tem sido implicada na inibição de microorganismos nas mucosas, removendo-os desses sítios pela formação de imunocomplexos. Anticorpos IgA anti-candida produzidos localmente são distribuídos para diferentes locais do organismo pela circulação sanguínea, conferindo proteção em outras mucosas do corpo.

A baixa produção destes anticorpos nas mucosas predispõe à implantação de patógenos, o aumento do nível de anticorpos nas mucosas aumenta a velocidade de remoção do fungo, ajudando na proteção local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário