domingo, 15 de novembro de 2009

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS

As manifestações clínicas da candidíase apresentam uma grande diversidade de quadros, as formas mais freqüentes encontradas da doença podem ser localizadas ou sistêmicas.
Localizadas: candidíase oral, orofaríngea, cutânea, esofágica, gastrointestinal, vulvovaginal e urinária.

Candidíase Oral

Candidíase Gastrointestinal

Candidíase Vulvovaginal

A candidemia é a principal manifestação da doença sistêmica disseminada, é de alta mortalidade, podendo chegar a 40% sendo maior em idosos e neonatos.
A candidíase sistêmica disseminada é rara e acomete principalmente recém-nascidos prematuros, de baixo peso, pacientes imunodeprimidos e neonatos que necessitam de terapia intensiva com procedimentos invasivos. Pode afetar pulmões, meninges, rins, bexiga, articulações, e de maneira menos freqüente, fígado, coração e olhos.
A candidíase disseminada está associada com significativa morbi-mortalidade. A propagação da assadura por Candida para o tronco e tronco e extremidades deve alertar o clínico para a possibilidade de disseminação da infecção. Febre intermitente resistente a anti-piréticos, com lesões cutâneas por Candida ou celulite no local de inserção do catéter intravenoso, e candidemia ou candidúria persistentes, mesmo na ausência de achados cutâneos ou sintomas sistêmicos, indicam a presença da doença disseminada.

É difícil confirmar o diagnóstico de candidíase disseminada. É comum a ocorrência de infecção disseminada com cultura negativa. O diagnóstico é confirmado isolando-se Candida albicans no sangue, abscessos, urina, ou outros fluidos corporais, ou pela presença do microorganismo na biópsia cutânea. O início precoce do tratamento é fundamental para o prognóstico. Um recém-nascido prematuro pode sofrer uma síndrome da pele escaldada por Candida que é devastadoramente fatal.


Infecções por Candida envolvem um aspecto amplo de doenças superficiais invasivas, acometendo pacientes expostos a uma grande diversidade de fatores de risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário